Acesso BH – Site Oficial

Site informativo da Regiao de Belo Horizonte MG, Acesso BH

A estévia é mais segura que o açúcar?

A estévia é um adoçante à base de plantas que se acredita ser uma alternativa mais segura ao açúcar. No entanto, existem algumas perguntas que permanecem sem resposta sobre a planta. Este artigo descreve algumas dessas questões, incluindo como a erva pode afetar o intestino e os níveis de açúcar no sangue. Ele também analisa a questão de saber se a estévia pode contribuir para a cárie dentária.

A estévia aumenta o açúcar no sangue?

Stevia é um produto químico que pode ser usado para melhorar sua dieta. É frequentemente usado como adoçante. Ao contrário do açúcar e de outros adoçantes artificiais, a estévia não aumenta o açúcar no sangue. Na verdade, pode ajudar a reduzir seu peso.

Alguns estudos sugeriram que a estévia tem muitos benefícios para a saúde. Isso inclui reduzir o colesterol e diminuir a pressão arterial. Além de aumentar sua taxa metabólica, a estévia também pode reduzir a ocorrência de câncer.

Outro fato interessante da estévia é que ela pode ser usada como substituto do açúcar. Você pode polvilhar um pouco de estévia no seu café. Ou você pode usá-lo para dar sabor ao seu chá gelado.

Usar estévia pode ser uma boa maneira de quebrar um jejum seco. O esteviosídeo químico encontrado nas folhas da planta estévia pode realmente reduzir seus níveis de insulina.

Além do benefício óbvio para a saúde, a estévia também é uma boa opção para quem quer perder peso. Tomar uma colher de sopa de estévia por dia pode reduzir as calorias em mais de trezentas, e não é muito difícil de fazer.

A estévia aumenta o risco de cárie dentária?

A estévia tornou-se uma alternativa cada vez mais popular ao açúcar. Seu sabor doce pode satisfazer os gulosos sem as calorias e carboidratos do açúcar. Além disso, parece estar associado a efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, entre outros.

Embora ainda haja falta de estudos científicos adequados sobre os efeitos a longo prazo da estévia, parece que ela não aumenta o risco de cárie dentária. No entanto, você ainda deve escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia para proteger sua saúde bucal.

A cárie dentária é causada por bactérias na boca que se alimentam de açúcar e outros carboidratos fermentáveis. Com o tempo, esse processo desgasta o esmalte dos dentes. As bactérias também produzem ácidos que corroem o esmalte. Como resultado, você deve reduzir sua ingestão de açúcar.

Um estudo teve como objetivo determinar se a estévia tem um efeito cariogênico. Os pesquisadores alimentaram ratos com 3,5% de extrato de estévia, um adoçante comum, sacarose ou aspartame. Eles avaliaram a química do sangue e da saliva no início e depois que o lanche foi interrompido.

A estévia afeta as bactérias intestinais?

A estévia é um adoçante natural, sem calorias, feito da planta estévia. É amplamente comercializado como uma alternativa saudável ao açúcar.

Acredita-se que a estévia tenha propriedades anti-inflamatórias e possa reduzir a pressão arterial. Alguns estudos mostraram que a estévia pode ajudar a proteger contra danos hepáticos e renais. No entanto, os mecanismos exatos que regem o efeito da estévia não são bem compreendidos.

O trato gastrointestinal contém muitas bactérias benéficas. Essas bactérias podem ajudar a melhorar o humor e melhorar a cognição. Eles também podem quebrar a fibra e produzir ácido butírico, um ácido graxo importante para a boa saúde do cólon. O ácido butírico promove a saúde do cólon quando é consumido em uma dieta.

Algumas pesquisas descobriram que a estévia pode afetar as bactérias no intestino. No entanto, mais estudos são necessários para determinar se a estévia pode realmente afetar a saúde bacteriana.

Estudos sobre a estévia descobriram que ela pode interromper a comunicação entre as bactérias Gram-negativas no intestino. Isso pode levar a um desequilíbrio microbiano. Além disso, alguns estudos mostraram que a estévia pode aumentar a produção de partículas semelhantes a vírus no intestino.

A estévia pode causar câncer

Há uma série de estudos que analisaram os efeitos da estévia. Os resultados desses estudos indicam que a estévia não representa nenhum risco grave à saúde.

Stevia é um aditivo alimentar natural que é usado de várias maneiras. É comumente usado como adoçante em refrigerantes e outros alimentos. Mas não é recomendado para gestantes.

Alguns estudos mostraram que a estévia é um agente dietético que pode ser útil na prevenção do câncer. No entanto, ainda não está claro o quão eficaz é no tratamento ou cura do câncer.

Stevia contém antioxidantes, que ajudam a prevenir danos ao DNA. Esses antioxidantes também ajudam a reduzir a inflamação. Isso significa que pode ser útil no combate ao diabetes, pressão alta e outras condições.

Stevia tem propriedades antimicrobianas. Isso significa que pode ajudar a tratar infecções, incluindo problemas gastrointestinais. Também ajuda a curar feridas sem deixar cicatrizes.

Além disso, a estévia pode ser um diurético natural, o que significa que pode ajudar a manter a pressão arterial sob controle. Na verdade, algumas pessoas consideram a estévia uma alternativa mais saudável ao açúcar. Aqueles que substituem o açúcar pela estévia tendem a consumir menos calorias totais e conseguem manter um peso mais equilibrado.

cwm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *